Blog Editado pelos alunos do 1ºC :

Rafael do Carmo Silva
Marina Ferreira
Vanessa Damasceno Silva

terça-feira, 27 de abril de 2010

Amazonia ''Pulmão'' do mundo ?




Muitas vezes já ouvimos falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, passando a idéia de que esta floresta teria um importante papel no fornecimento de oxigênio ao planeta.

Neste sentido, o simples fato de atribuir à Amazônia o termo “pulmão do mundo” já pode ser considerado um equívoco, pois um pulmão apenas consome, e não produz oxigênio. Além disso, em uma floresta tropical como a Amazônia, o saldo entre o que ela produz de oxigênio e o que consome é praticamente neutro.

Durante o dia, a vegetação da floresta libera oxigênio e absorve gás carbônico através da fotossíntese, processo que se inverte durante a noite, quando ocorre a respiração florestal, com a absorção de oxigênio e a liberação de gás carbônico. Porém, essa conta (se haverá mais produção do que absorção de CO2 ou O2) nem sempre é perfeita e o resultado está associado a outros processos, como as queimadas e o reflorestamento ou expansão da área florestada.

Em outras partes do mundo, existem organismos que têm saldo final positivo de produção de oxigênio, como nas regiões oceânicas ricas em plânctons,ou seja, as algas marinhas que realmente é o pulmão do mundo pelo fato do oxigênio produzido pela amazônia de dia que é consumido pelos seus seres vivos anoite.

Um comentário:

  1. Muito tempo se passou essa idéia da floresta Amazônica. Sabemos de sua importância por ser um laboratório natural. É um ecossistema ameaçado, explorado, e por ser um dos mais extenso não deixa de ser relevante na luta contra a degradação.

    ResponderExcluir