Blog Editado pelos alunos do 1ºC :

Rafael do Carmo Silva
Marina Ferreira
Vanessa Damasceno Silva

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Efeito estufa :Causas e Consequências



Ao chegar à Terra, parte da energia do sol é aprisionada na atmosfera e isso a mantém "quentinha", a uma temperatura média de 30 graus Celsius. É esse efeito benéfico que os cientistas chamam de Efeito Estufa, expressão que tem um sentido mais claro no original em inglês “greenhouse” (Efeito de Estufa de Plantas).

Sem o efeito estufa, não haveria vida na terra e nos oceanos, pelo menos com a riqueza, a diversidade e complexidade que conhecemos hoje. O problema é que, nas últimas décadas, os especialistas ambientais perceberam que a temperatura média do planeta estava aumentando, ou seja, está acontecendo uma intensificação do efeito de estufa.

A temperatura média do planeta já subiu 6º C no século 20 e as projecções indicam que subirá entre 1,4º C e 5,8º C até o ano 2100, se nada for feito para deter o processo, segundo informação oficial do Portal da Convenção. "Mesmo uma pequena elevação da temperatura faz-se acompanhar por mudanças climáticas nas camadas de nuvens, nas chuvas, padrões dos ventos e duração das estações do ano", destaca o referido Portal

Os gases do efeito estufa formam como que uma "redoma de vidro" sobre o planeta, deixando entrar a luz e aprisionando o calor. Originalmente, esses gases somavam apenas 1% do total da atmosfera. O principal deles é o dióxido de carbono (CO²), que tinha participação de 60% nessa soma. Ocorre que os principais energéticos utilizados pelo homem nos últimos séculos – madeira, carvão, petróleo e gás natural – liberam carbono (C) na atmosfera e contribuem para formar mais dióxido de carbono (também conhecido como gás carbónico), que intensifica o efeito estufa.

Um comentário:

  1. Gostei! Legal! Não basta só mostrar o desastre, mas temos que trazer alternativas.

    ResponderExcluir